Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

São Nicolau de Mira

Conta a lenda que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira.
Costuma-se dependurar meias nas lareiras das casas no dia 5 de dezembro à noite, véspera de São Nicolau, fazendo orações. Costuma-se também colocar sapatinhos na janela, para as crianças que não tem lareira. São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.
A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia.
Afirma-se que a figura do Papai Noel foi inspirada neste bispo, que nasceu na Turquia em 280 d.C.
 
 
Oração
Deus da alegria, vos agradecemos por teu servo, o bondoso bispo São Nicolau de Bari. Ao amar os pobres, ele nos mostrou Vossa bondade. Ao cuidar de Vossas crianças, ele nos revelou Vosso amor. Faça-nos, assim como São Nicolau, ser atenciosos e amáveis, para sermos também fiéis seguidores de Jesus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário